Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Resistência cultural de Paul de Graça Aranha premiada com R$ 20 mil para compra de som

O reduto cultural de Paul de Graça Aranha – maior zona produtora de café de Colatina -, foi contemplado com R$ 20 mil destinados a compra de equipamentos de som.

Rica em tradições, a localidade realiza ao menos 15 eventos por ano, entre eles a celebrada Festa de São Benedito onde o santo é reverenciado pelo rufar dos tambores de uma das mais antigas Bandas de Congo do Norte capixaba.

O projeto de aquisição do som venceu o edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de valorização da diversidade cultural capixaba.

Além das costumeiras manifestações religiosas são feitas serestas rotineiras Serestas, shows de artistas colatinenses, as festas juninas, comidas típicas, seu artesanato, futebol, torneios festivos e teatro periódico.

O recurso irá beneficiar os artistas populares, festas regionais e as rodas de congo, eventos que agora podem contar com sonorização própria, diz o educador social Denil Tucci. Este é o segundo projeto aprovado pela comunidade.

“Paul de Graça Aranha não precisará alugar equipamentos de som para festas que realiza a cada ano”. Vem ai “3ª Festsetembro marcado para o próximo dia 10 já equipado de som próprio”, acentua Denil. Para se ter uma idéia, Paul concorreu com 120 outros projetos.

De acordo com Denil, o que despertou atenção no projeto foi a resistência que os eventos eram realizados há cerca de 40 anos sem palco, barracas ou qualquer material de apoio. “Apontamos a importância desse equipamento para que a comunidade continue transmitindo às novas gerações o seu modo de ser e de viver”, concluiu.

Saiba

A Festa de Setembro foi criada para comemorar o aniversário da Banda de Congo – fundada em 12 de setembro de 1951.

Paul de Graça Aranha ganhou dois dos Editais da Secult em 2009. As premiações foram para a Banda de Congo. Uma para aquisição de instrumentos, adereços e parte de seus uniformes. Outra ao mestre Alcides Guedes - único sobrevivente, dentre os fundadores da Banda de Congo. Denil Tucci integra a assessoria parlamentar do deputado Genivaldo Lievore. O carnaval é outra festa que merece destaque na região.

Desdobramento.
“Dançamos, cantamos e brincamos o Congo porque ele está em nós, pois nós nascemos e crescemos dentro dele e ele corre e pulsa em nossas veias. Não sabíamos que essa coisa nossa tinha tanto valor”.


Foto. Divulgação
Bloco das Peruas de Paul de Graça Aranha
Fonte: Laili Campostrini Tardin

Nenhum comentário:

Postar um comentário